12 frases de Peter Drucker sobre Liderança

Considerado o pai da moderna gestão de empresas, Drucker vem inspirando administradores por todo o mundo ao longo dos últimos anos

Peter Ferdinand Drucker (1909-2005) foi um escritor, professor e consultor administrativo de origem austríaca, considerado como o pai da administração moderna, sendo o mais reconhecido entre os pensadores do fenômeno dos efeitos da globalização na economia em geral e, em particular, nas organizações.

Drucker é não apenas o pai da administração moderna, mas um provocador da cultura empreendedora, inspirando profissionais das mais diversas áreas em todo o mundo através de seus artigos, conferências e mais de 30 livros publicados em 60 anos de atuação. Tornou a “gestão” uma disciplina respeitada e acessível. Na sua visão, a gestão é uma disciplina prática e humanista, que se abastece de ciências como a Economia, Psicologia, História, Matemática, Teoria Política e Filosofia.

Embora tenha rejeitado o rótulo de “guru” do management, foi assim como Peter Drucker ficou conhecido pela capacidade de interpretar dados do presente e prever suas implicações para o futuro no mundo dos negócios. Em uma de suas frases memoráveis, o estudioso afirmava que “o planejamento não diz respeito às decisões futuras, mas às implicações futuras de decisões presentes”. Outro diagnóstico fundamental foi afirmar que os trabalhadores são os donos do conhecimento mais importante da sociedade pós-capitalista.

Ideias de Peter Drucker

Um dos maiores especialistas em gestão de negócios, Peter Drucker foi um teórico em campos diversos como gestão por objetivos, privatização, descentralização, foco no cliente, papeis de liderança, entre tantos outros.
Entre suas ideias, sempre afirmou que a empresa que conseguisse vender o serviço ou produto certo para o cliente certo, com um preço adequado e uma distribuição correta no momento oportuno, poderia realizar vendas automáticas, sem qualquer esforço, já que estes são itens básicos para qualquer negociação.

Pode-se presumir que sempre haverá necessidade de algum esforço de vendas, mas o objetivo do marketing é tornar a venda supérflua. A meta é conhecer e compreender tão bem o cliente que o produto ou serviço se adapte a ele e se venda por si só. O ideal é que o marketing deixe o cliente pronto para comprar. A partir daí, basta tornar o produto ou serviço disponível.

O papel da liderança é fundamental, na concepção de Para Drucker. Para ele, “A administração e os administradores constituem necessidades específicas de todas as entidades, da maior à menor”. Não há entidade que viva sem um líder; mesmo as pequenas empresas precisam de um, pois elas crescerão e caso não tenham um estão fadadas ao fracasso. Drucker reflete sobre o momento que as pequenas empresas precisam trocar proprietários por administradores, para ele esse momento chega quando a empresa é obrigada a executar uma série de tarefas em cooperação, sincronização e comunicação.

Drucker, influências e legado

Ao longo de mais de 60 anos, as contribuições intelectuais de Peter Drucker influenciaram milhares de pessoas. Bill Gates (fundador da Microsoft) e Henry Ford (fundador da Ford Motor) foram alguns dos personagens relevantes da história do mundo empresarial que encontraram nos livros do filósofo austríaco inspiração para compreender as tendências da economia mundial.

Apesar de todas as inovações e revoluções tecnológicas, econômicas e sociais do mundo globalizado, a obra de Peter Drucker permanece atual e é sempre importante revisitá-la. A seguir, selecionamos 12 frases que podem trazer inspiração e reflexões sobre as posturas de Liderança e Gestão do nosso dia-a-dia. Confira:

1. Gerenciamento é substituir músculos por pensamentos, folclore e superstição por conhecimento, e força por cooperação.

2. As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.

3. Para ter um negócio de sucesso, alguém, algum dia, teve que tomar uma atitude de coragem.

4. Maestros não sabem como o oboé faz o seu trabalho, mas eles sabem com o que o oboé deve contribuir.

5. Um bom chefe faz com que homens comuns façam coisas incomuns.

6. Como gerente você é pago para estar desconfortável. Se você está confortável, é um sinal seguro de que você está fazendo as coisas erradas.

7. Nenhuma empresa é melhor do que o seu administrador permite.

8. O que pode ser medido pode ser melhorado.

9. É mais importante fazer as coisas que devem ser feitas do que fazer as coisas como devem ser feitas.

10. Se você quer algo novo, você precisa parar de fazer algo velho.

11. Resultados são obtidos aproveitando oportunidades e não resolvendo problemas.

12. Uma empresa que visa o lucro é, não apenas falsa, mas também irrelevante. O lucro não é a causa da empresa, mas sua validação. Se quisermos saber o que é uma empresa, devemos partir de sua finalidade, que será encontrada fora da própria empresa. E essa finalidade é criar um cliente.

(Visited 240 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst