7 fatores que prejudicam a produtividade da linha de produção

Diversos fatores podem afetar a produtividade nas linhas de produção industriais. Saber gerenciá-los é fundamental para minimizar seus impactos na fábrica

O processo industrial é complexo e pode ser afetado por muitos fatores: suprimentos, equipamentos, despesas gerais de fábrica, a necessidade de peças especiais, agilidade e as pessoas que trabalham em todos os pontos do processo.

Quanto mais variáveis houver, maior a possibilidade de existirem fatores que afetam negativamente o bom funcionamento de uma fábrica.

Mas quais são os principais deles que podem estar prejudicando a produção na sua empresa? Abaixo, listamos os 7 fatores que mais afetam a produtividade da linha de produção para que você saiba como eliminá-los!

1. Falha no fornecimento e compra de matéria-prima

A maior parte dos fabricantes dependem de matérias-primas fornecidas por fontes externas. Alguns dos fatores que podem atrasar ou dificultar um cronograma de entrega regular incluem uma falha de fornecimento, que pode acontecer diretamente no fornecedor ou durante o transporte do material.

Se os suprimentos não forem fornecidos conforme necessário, a probabilidade de ocorrer uma desaceleração no processo de fabricação é grande, afetando a produtividade da linha de produção. Como alternativa, uma operação de suprimento uniforme e um estoque bem gerenciado promovem maior produtividade da linha de produção.

2. Layout inadequado da fábrica

O layout e o design da instalação são componentes importantes das operações gerais de uma linha de produção, tanto em termos de maximizar a eficácia dos processos quanto de fornecer boas condições de trabalho aos funcionários.

O objetivo básico do layout é garantir um fluxo suave de trabalho, material e informações por meio de um sistema padronizado. Isso porque o layout e o design da fábrica afetam enormemente como o trabalho é feito e, por consequência, a produtividade na linha.

A chave para atender esse requisito é a integração das necessidades das pessoas (pessoal e clientes), dos materiais (brutos, acabados e em processo) e das máquinas, de forma a criar um sistema único e funcional que flua sem interrupções — o que nos leva ao nosso próximo item.

3. Correias transportadoras obsoletas

Um sistema de correia transportadora é a parte moderna do transporte de itens de manuseio pela linha de produção. Ele ajuda a transportar materiais de um lugar para o outro, reduzindo drasticamente o trabalho manual e economizando tempo.

Contudo, a tecnologia das correias transportadoras também evoluiu, dando luz à sistemas produzidos com materiais mais modernos, seguros e higiênicos (o que é especialmente importante para a indústria de alimentos).

As correias de PU (Poliuretano), por exemplo, podem ser extremamente úteis para aplicações de alto desempenho, pois fornecem propriedades essenciais que outros tipos de polímeros similares não oferecem, tais como alta resistência ao desgaste, abrasão e a óleos e gorduras vegetais, animais e minerais.

4. Manutenção dos equipamentos mal planejada

Quando um processo de manufatura envolve máquinas complexas para completar a produção, um mau funcionamento temporário ou um colapso em um dos equipamentos pode afetar a produtividade da linha de produção.

É por isso que apostar somente na manutenção corretiva, aquela que acontece após a falha da máquina, não é a melhor abordagem. Como bem sabemos, prevenir é melhor do que remediar e, atualmente, novas tecnologias passaram a suportar modelos de manutenção mais eficazes, como a preditiva.

Contudo, contar com um sistema de assistência emergencial para equipamentos críticos, como correias transportadoras, para realizar reparos reativos urgentes também é fundamental.

5. Desperdício e descarte de materiais

Devido a um mau funcionamento do equipamento ou erro de processamento, grandes quantidades de produto podem ficar abaixo dos padrões aceitos e precisam ser rejeitadas. Isso pode acontecer quando o maquinário não foi adequadamente configurado ou ajustado antes do processamento entrar em andamento.

Contratempos também podem ocorrer devido a erro humano na montagem de certos componentes manualmente. Nesses casos, as rejeições podem precisar ser descartadas ou recicladas.

O rastreamento quando as rejeições ocorrem — por exemplo, durante um determinado turno de trabalho ou produção — pode ajudar a identificar padrões que estão causando os problemas e a conter incidentes semelhantes no futuro que afetam a produtividade da linha de produção.

6. Falta de controle das paradas não programadas

A velocidade do processamento pode ser dificultada por paradas breves e não programadas, às vezes frequentes, que eliminam o fluxo geral de produção.

Isso inclui problemas de alimentação, congestionamentos de componentes e acidentes que ocorrem quando, por exemplo, um item cai ou se posiciona de outra forma, bloqueando um sensor de chave ou um ponto de acesso de entrega.

Essas paradas normalmente duram menos de cinco minutos e não requerem pessoal de manutenção, mas podem se somar em termos de perda de tempo e afetar a produtividade da linha de produção.

7. Qualidade irregular do produto final

Acompanhar cronogramas de manutenção, tempos de configuração de máquinas e outros elementos de produção podem evitar problemas.

Padrões viáveis ​​remontam aos dias da primeira linha de montagem de automóveis de Henry Ford no início do século 20, posteriormente aperfeiçoada pelas montadoras japonesas.

O processo de fabricação “enxuto” da Toyota Motor Corp. visa eliminar totalmente o desperdício. Quando surge um problema, o equipamento pára imediatamente, impedindo a produção de produtos defeituosos.

A Toyota também implementa um conceito “just in time”, no qual cada estágio do processo produz apenas o que é necessário no próximo estágio, em um fluxo contínuo.

O processo produtivo é complexo e pode ser afetado por diversos fatores. Saber gerenciá-los para minimizar seus impactos na produtividade da linha de produção, portanto, é essencial.

E você, gostou do nosso post? Tem algum comentário ou dúvida? Comente abaixo e compartilhe conosco! Estamos sempre prontos para escutá-lo!

(Visited 1 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst