Como otimizar processos e aumentar a produtividade com a automação industrial?

Na era da qualidade e da competitividade, conheça os benefícios da automação e entenda porque ela pode ampliar o faturamento da sua indústria

Inicialmente, a automação industrial surgiu como resultado de uma busca para suprir as necessidades de aumento da produtividade e a padronização e qualidade dos processos que, até então, eram inteiramente executados manualmente.

Para continuar a ampliar os resultados, com o passar do tempo a automação foi se aperfeiçoando e se ajustando às necessidades diversas de cada setor da indústria. Hoje, através de estudos, projeções, avaliações e testes, é possível adequar qualquer processo ao uso de equipamentos adequados para atender às demandas específicas.

Hoje, as soluções em automação não são exclusividade das indústrias de grande porte. Cada vez mais, é possível introduzi-las em empresas de médio e até pequeno porte, já que os custos de aquisição diminuíram e as alternativas aumentaram.

Quais os benefícios da automação industrial?

  1. Aumento da produtividade
    Com a automação, o que antes era feito manualmente passa a ser executado por máquinas – cuja capacidade de produção é mais ágil, precisa e ininterrupta. É possível ampliar os ciclos e turnos de produção, realizando os processos com maior eficiência e em um grande índice de repetição, sem perdas ou desperdício. Para que este rendimento seja ilimitado, é necessário que estes equipamento sejam operados por pessoal qualificado, além de respeitar a freqüência e a necessidade pontual de manutenção das máquinas.
  2. Redução de custos
    O investimento na automação industrial é amortizado pelo rápido retorno proporcionado pelo aumento da produtividade e da eficiência. Além disso, a redução dos custos é decorrente de um índice menor de desperdício, resíduos e de quantidade de mão de obra necessária. Os gastos com os equipamentos são pontuais, minimizados pelo seu custo-benefício. Outro aspecto a ser considerado é que os equipamentos utilizados na automação são concebidos para usar o menos possível de energia elétrica.
  3. Qualidade e padronização de produtos
    Nas linhas de produção que dependem da repetição manual, diversos fatores externos podem afetar a regularidade da qualidade: o cansaço dos funcionários, a falta de atenção e cuidado, a desmotivação, entre tantos outros. Já as máquinas, devidamente calibradas e ajustadas, repetirão o mesmo processo sem nenhum desvio na qualidade ou na padronização.
  4. Rapidez e competitividade
    A automação proporciona aumento da produtividade com custos menores e com mais qualidade – aspectos que vão de encontro às necessidades dos consumidores. Juntam-se a eles fatores como menor produção de resíduos e desperdício, que refletem o cuidado com a preservação ambiental, outro diferencial que pesa a favor da empresa. Em um mercado altamente competitivo, este conjunto pode afetar diretamente no posicionamento dos produtos.
  5. Segurança
    Para preservar a integridade física dos funcionários, são as máquinas que se expõem a ambientes de risco – temperaturas extremas, presença de elementos químicos ou explosivos, entre outros. Como os sistemas automatizados, uma vez programados corretamente, são isentos de erro, as chances de acidentes são extremamente baixas. Nos locais que oferecem riscos à saúde ou à integridade física, os equipamentos podem eliminar totalmente a necessidade da exposição e da presença humana. E nas linhas de produção onde é necessário um controle absoluto nos níveis de contaminação, como na indústria alimentícia, o contato humano também é descartado.
  6. Monitoramento e Controle
    Sistemas de operação remota e controle trabalham em conjunto com os sistemas de automação industrial. Este cenário permite um maior monitoramento dentro dos processos de produção, inclusive à distância. Contando com a ajuda de sensores e outros tipos de alerta, a automação minimiza os riscos de acidentes e as falhas na produção em si. Para as empresas que trabalham com indicadores e métricas de qualidade, é possível usar estes recursos para aperfeiçoar e ajustar seus processos.

Correias VANDERHULST

Diante de tantas vantagens, como escolher os melhores produtos para automatizar ou incrementar seus processos de produção? No mercado desde 1999, a VANDERHULST oferece produtos como correias transportadoras e de processamento, correias de planas de transmissão e de acionamento e correias redondas e perfis de transporte que são referencia de qualidade e precisão.

Nossos produtos, desenvolvidos sob medida para cada cliente, podem ser empregados nos mais variados segmentos industriais. Nossos consultores analisam a demanda e oferecem, mais do que produtos, soluções inovadoras para as necessidades de sua linha de produção.

(Visited 1 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst