Correias com acessórios: um guia de soluções para ampliar a performance da sua linha

Conhecer as possibilidades de aplicação de acessórios em suas correias transportadoras pode te ajudar nas melhores escolhas e aumentar a sua produtividade

A automação industrial é uma realidade das nossas indústrias. Ao contrário dos processos manuais, as linhas de produção automatizadas levam agilidade, qualidade e redução de custos às indústrias. Em contrapartida, manter o seu bom funcionamento exige um acompanhamento focado em resultados e alta performance.

Um dos principais componentes das linhas de produção automatizadas são as correias transportadoras. As correias ou esteiras transportadoras têm uma ampla gama de utilização, seja para carregamento, transporte ou abastecimento de materiais úmidos, abrasivos ou pegajosos, entre tantas outras. De acordo com o projeto específico de cada fábrica, as correias variam suas características, podendo apresentar acessórios diferenciados para uma melhor performance.

Aplicações com necessidades específicas

Algumas linhas de produção são bastante peculiares, trabalhando em elevação ou transportando matérias-primas e produtos que exigem características diferenciadas.

Para se adequar, as correias transportadoras possuem propriedades diversas e podem ser constituídas em PVC, PU ou Silicone. Além disso, as correias podem ser customizadas com inúmeros tipos de acessórios, com o objetivo de potencializar a sua performance.

Os acessórios são componentes aplicados na correia, possibilitando a alta customização das correias, atendendo inúmeros níveis de complexidade de necessidades, tanto para transporte quanto para os processos.

Suas correias duram o tempo esperado?

Quais os tipos de acessórios mais comuns?

Assim como as correias transportadoras, os acessórios podem ser fabricados em PVC ou PU, de acordo com os processos onde serão utilizados. Entre os mais comuns estão as guias, taliscas e perfil sanfonado (também conhecido como sideflex).

A indicação correta do uso de cada um destes acessórios é realizada através da inspeção de especialistas e podem ampliar a produtividade da linha de produção, ou ainda prolongar a vida útil das correias.

Vamos conhecer melhor estes acessórios e as suas recomendações:

Guias

Estes acessórios são elevações aplicadas sobre a parte superior ou inferior da correia e, como o próprio nome já diz, servem para guiá-la, evitando o desalinhamento da correia transportadora durante a sua performance. Elas podem ser aplicadas nas laterais, na parte central da correia ou no sentido  transversal e também no formato estilo pneu de trator de acordo com a necessidade do projeto.

Em relação ao formato, as guias podem ser trapezoidais, quadradas ou trapezoidais recartilhadas “dentadas”. Os formatos são determinados de acordo com o canal do equipamento onde serão aplicadas.

As guias trapezoidais e quadradas também podem ser aplicadas como taliscas. Já as guias trapezoidais recartilhadas “dentadas” trabalham, em média, com 40% do diâmetro do rolo a menos do que a guia tradicional.

Algumas guias são atóxicas e outras são resistentes a óleo e gorduras animais, vegetais ou minerais. Todas as guias em PU, de qualquer cor,  atóxicas e possuem resistência óleo, gorduras animais, vegetais ou minerais.

Taliscas

São componentes aplicados no sentido transversal das correias, para auxiliar em processos de transporte com elevação de materiais. As taliscas podem retas ou inclinadas, reforçadas ou homogêneas.

Quando aplicadas no sentido longitudinal da correia, podem ser usadas como contenção lateral, em substituição ao perfil sanfonado (sideflex).

As taliscas brancas (NFDA) são atóxicas e resistentes a óleos e gorduras minerais e animais, indicadas para processos onde o produto in natura entra em contato direto com a correia e acessórios.

Por padrão, indiferente das cores, as taliscas PU são atóxicas e resistentes a óleos e gorduras minerais e animais, indicadas para processos onde o produto in natura entra em contato direto com a correia e acessórios.

Diferencial VANDERHULST: taliscas aplicadas em alta frequência

A aplicação deste acessório em alta frequência resulta em taliscas reforçadas e homogêneas, com maior resistência e durabilidade. Através deste processo é possível aplicar taliscas de até 100mm de altura (retas e inclinadas) com um melhor acabamento na aplicação, eliminando assim os pontos de contaminação.

Indicação de taliscas em PVC:

  • Taliscas retas: são aplicadas em transporte com ou sem inclinação;
  • Taliscas inclinadas: são mais indicadas no transporte inclinado de produtos a granel;
  • Taliscas reforçadas: resistente a cortes e suportam peso mais elevado do que uma talisca comum. Trabalham em um diâmetro menor do que as taliscas homogêneas e podem ser retas ou inclinadas

Indicação de taliscas em PVC ou PU:

  • Taliscas onduladas: projetos especiais, indicados para o transporte e amortecimento da queda de produtos mais sensíveis (frutas, legumes, outros)
  • Taliscas triangulares: projetos especiais, indicados para criar sincronismo no transporte, especialmente no corte de flores;

Perfil Sanfonado (sideflex)

O sideflex é aplicado na cobertura superior da correia, no sentido longitudinal, sendo utilizado como anteparo no transporte de produtos.

Eventualmente são usadas como suporte para o transporte de peças em linhas de montagem automatizadas e também na indústria alimentícia, no transporte de produtos desembalados a granel.

Os perfis sanfonados brancos (NFDA) são atóxicos e resistentes a óleos e gorduras minerais e animais, indicados para processos onde o produto in natura entra em contato direto com a correia e acessórios.

Já o sideflex em PU é utilizado em correias de PU, nos processos que exigem resistência a óleo e gorduras vegetais, minerais ou animais.Por padrão, indiferente das cores, as sanfonas PU são atóxicas e resistentes a óleos e gorduras minerais e animais, indicadas para processos onde o produto in natura entra em contato direto com a correia e acessórios.

(Visited 24 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst