Indústria 4.0: como a VANDERHULST pode te ajudar nesta transição

A Indústria 4.0 é mais do que apenas um slogan chamativo — é uma confluência de  tecnologias que promete reformular o modo como as coisas são feitas.

Mencione “Indústria 4.0” para a maioria dos executivos da indústria e você verá sobrancelhas sendo levantadas. Se eles já ouviram o termo, provavelmente ainda estão confusos sobre o que é. Se não ouviram, ficarão céticos em relação ao que vêem como mais uma propaganda de marketing, um slogan vazio.

E, no entanto, um olhar mais atento sobre o que está por trás da Indústria 4.0 revela algumas poderosas correntes emergentes com forte potencial para mudar a maneira como as fábricas funcionam.

Pode ser demais dizer que é outra revolução industrial. Mas chame como quiser, o fato é que a essa tendência está ganhando força e gestores na indústria devem monitorar cuidadosamente as próximas mudanças, desenvolvendo estratégias para aproveitar as novas oportunidades.

Abaixo, mostramos o que está dirigindo a Indústria 4.0 e como a VANDERHULST poderá te ajudar nesse caminho!

A chegada da Indústria 4.0

Comecemos com algumas definições. A Indústria 4.0 é definida como a próxima fase na digitalização do setor industrial, impulsionada por quatro tendências, sendo:

  • aumento surpreendente no volume de dados criado (Big Data);
  • potência computacional e conectividade com novas redes de longa distância;
  • o surgimento de recursos de análise e inteligência de negócios;
  • novas formas de interação máquina-máquina (Internet das Coisas).

A maioria dessas tecnologias digitais vem fermentando há algum tempo. Algumas ainda não estão prontas para aplicação em larga escala.

Contudo, muitas estão agora em um ponto em que sua maior confiabilidade e menor custo estão começando a fazer sentido para aplicações industriais. Mas quais os benefícios de investir nelas? Vamos a eles abaixo.

Os benefícios da Indústria 4.0

Entre os benefícios que a Indústria 4.0 está trazendo e trará para quem adotá-la podemos citar:

1. Aumento da produtividade

O principal impulsionador do crescimento da produtividade em uma fábrica inteligente é a capacidade de prever e prevenir o tempo de inatividade e otimizar a eficácia e a manutenção dos equipamentos.

As tecnologias digitais também podem ajudar os funcionários a se tornarem mais eficientes. Os sensores informam quantos itens você produziu, quantos desses itens estão com defeito e quanto tempo levou para produzi-los. Com base nisso, você pode ser muito específico sobre quem precisa de treinamento e que tipo de treinamento eles precisam.

2. Custos operacionais mais baixos

A indústria 4.0 pode ajudar a empresa a economizar custos com os seguintes processos:

  • Monitoramento de produção em tempo real e controle de qualidade para reduzir desperdício e retrabalho;
  • Manutenção preditiva para evitar reparos dispendiosos e tempo de inatividade não planejado;
  • Maior automação para economizar custos de mão de obra e melhorar o rendimento;
  • O uso de impressoras 3-D para obter prototipagem mais rápida, reduzindo o custo de engenharia e acelerando o tempo de comercialização.

3. Melhoria na qualidade do produto

Melhor qualidade do produto é outro benefício das tecnologias digitais. O controle de qualidade em tempo real permite que você obtenha pontos de dados em todos os pontos de sua produção.

Isso ajudará você a verificar como as condições em mudança afetam a qualidade de seus produtos. Por exemplo, como os níveis de calor em mudança afetam a qualidade ou como empregados diferentes influenciam a produção.

Com o tempo, essas informações podem ajudá-lo a reduzir ou mesmo eliminar retornos de clientes que ocorrem quando os produtos não atendem às especificações.

Como a VANDERSHULST pode te ajudar

A tecnologia é uma ferramenta capacitadora que fornece uma vantagem competitiva. Ao fornecer melhores serviços usando a tecnologia, você pode se tornar competitivo no mercado.

Mas como a VANDERHULST pode te ajudar nesse caminho? A transição para a Indústria 4.0 acontece em três etapas principais, e os parceiros que você escolhe para acompanhá-lo nessa jornada fazem toda diferença, conforme mostramos:

Etapa #1: olhando para o futuro

Nos negócios, aqueles que olham para o futuro geralmente se tornam pioneiros em seu campo. Você e sua empresa não são exceção.

Conforme a Indústria 4.0 se desenvolve, é importante entender as tendências atuais do mercado, inovações e insights, além da direção em que eles estão indo.

Ao escolher um parceiro que se mantém informado e se preocupa em pensar como as novas tecnologias podem se aplicar à sua indústria, você poderá fazer planos e criar estratégias com força total.

Etapa #2: entendendo sua dor

Quando você tem um joelho dolorido que não vai embora, para fazê-lo parar de doer você precisa primeiro ir ao médico para que ele possa entender a origem da dor e te dar o melhor tratamento.

Para ter uma ideia de como melhorar sua operação e entender onde investir em termos de tecnologia, você precisa de um fornecedor que entenda a fonte de suas fraquezas. Ou, mais especificamente, os pontos problemáticos na sua linha de produção.

Usando o Big Data e Internet das Coisas para reunir o máximo possível de informações sobre sua base de consumidores, seus níveis de produtividade, sua produção, seus lucros e a eficiência de sua operação, você poderá fazer planos para se deslocar sem problemas pela Indústria 4.0.

Isso também te dará um maior entendimento sobre o que não está funcionando e quais áreas precisam ser fortalecidas. Como resultado, você poderá refinar seus planos e criar uma infraestrutura para melhorar amplamente os negócios, incorporando novas tecnologias e formas de pensar.

Etapa #3: colocando tudo em prática

Depois de planejar o futuro, criar uma estratégia, mapear uma infraestrutura e decidir onde e como você vai investir, seus parceiros colocarão tudo em prática.

A Indústria 4.0 é baseada em sistemas ciberfísicos que combinam tecnologia digital e maquinário tangível para criar um ecossistema eficiente e próspero.

Portanto, para finalizar sua transição, você precisará ter ao seu lado fornecedores capazes de tornar possível sua nova configuração e maneira de trabalhar.

A partir de agora, você entenderá o que deseja fazer, onde deseja investir e o que precisa fazer para fazer a transição, e eles serão seus parceiros nessa jornada. Isso significa que o fornecimento dos sistemas, fornecedores de tecnologia e hardware certos deve ser simples.

A VANDERSHULST se preocupa em entender sua indústria e como nossos serviços e produtos podem beneficiar seu negócio.

E para que você comece a ver isso na prática, entre em contato conosco e converse com um dos nossos consultores!

(Visited 36 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst