Manutenção de fim de ano: sua indústria está se organizando?

O final do ano é um excelente período para agendar suas paradas programadas de manutenção. E a VANDERHULST pode te ajudar neste planejamento e execução

As paradas programadas para manutenção dos equipamentos são ações fundamentais para que a empresa consiga se manter competitiva, em termos de volume de produção, performance, custos operacionais e produtividade.

Aproveitar este período de final de ano, quando muitas empresas desaceleram ou até mesmo optam por férias coletivas, pode ser uma grande oportunidade para planejar uma parada programada para manutenção.

A base das atividades realizadas nestas paradas são manutenções preventivas, porém aproveita-se este momento para também realizar manutenções corretivas planejadas, preventivas, detectivas e outros projetos para incrementar o processo produtivo.

Manutenção preventiva e manutenção preditiva

Existem algumas diferenças entre a manutenção preventiva e a manutenção preditiva:

  • Manutenção preventiva: realizada de forma a reduzir ou evitar falha ou quebra no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo
  • Manutenção preditiva: método onde a vida útil de peças e componentes é prevista com base em inspeção ou diagnóstico, com o objetivo de utilizá-los somente até o limite de sua vida útil.

Ambas podem ser executadas nas paradas programadas de fim de ano para manutenção. Para que isso aconteça da melhor forma possível, é fundamental incluir parcerias com fornecedores que assegurem bons serviços e entrega ágil. Assim, é possível administrar os componentes e peças sem a necessidade de armazenamento em estoque.

Estas paradas programadas para manutenção devem ser consideradas um investimento importante, já que planejar a substituição de componentes como correias transportadoras, por exemplo, possibilita uma negociação mais confortável de valores e prazos de pagamento. Se uma linha de produção parar repentinamente ocasiona gastos maiores, além dos contratempos ocasionados pela demora para a chegada de novas peças.

Benefícios da manutenção planejada

São vários os benefícios de se executar uma manutenção planejada. Dentre eles, podemos citar:

  • Permite estabelecer procedimentos para planejar, executar, monitorar e controlar os recursos de manutenção;
  • Reduz atrasos na espera de homens, materiais e ferramentas depois de iniciado um trabalho em andamento;
  • Fornece procedimentos para implementar, continuar e melhorar um programa de manutenção planejada;
  • Ajuda no ganho de tempo em execução de reparos coordenados em campo;
  • Permite o desenvolvimento de relatórios de desempenho de forma a melhorar o processo de manutenção;
  • Reduz o tempo necessário de paradas críticas ou revisões necessárias;
  • Reduz os custos de manutenção;
  • Fornece uma ferramenta para a operação atribuir prioridades;
  • Reduz falhas de emergência.

Como a sua indústria pode se planejar para a manutenção de fim de ano?

Para executar uma manutenção adequada durante as paradas de final de ano, o planejamento detalhado é o maior aliado para o sucesso da ação. Os principais objetivos do planejamento de uma parada de manutenção são identificar as necessidades, coordenar as atividades e planejar recursos financeiros, de pessoal e equipamentos. Com isso, a primeira etapa a ser executada é o cronograma geral da parada de manutenção.

O planejamento vai identificar a dimensão da parada, visto que considerará dados e informações operacionais para reconhecer riscos, custos e estabelecer um ponto de início. A partir disto é possível confirmar prazos e iniciar a execução das tarefas.

Para definição do tempo de parada, deve-se levar em conta três principais fatores: as necessidades de produção, o histórico de paradas anteriores e a quantidade de tarefas e serviços.

Outros elementos que devem entrar neste planejamento são:

  • Estratégia de contratação de fornecedores e prestadores de serviços;
  • Aquisição dos principais componentes, como as correias transportadoras;
  • Tempo previsto da parada;
  • Estrutura organizacional envolvida;

Suas correias duram o tempo esperado?

Atenção especial às correias transportadoras

Já ressaltamos inúmeras vezes que as correias transportadoras são como o coração da linha de produção. Antecipar as demandas de reparo ou troca de correias para as paradas programadas de manutenção é primordial.

Se você já está se planejando para esta manutenção, conte com o suporte e a parceria da VANDERHULST. Oferecemos serviços de manutenção preventiva e melhoria de performance. Nossos especialistas realizam vistorias nas linhas de produção, acompanhando o funcionamento dos equipamentos, identificando previamente possíveis falhas, prevenindo problemas futuros e evitando, assim, paradas dispendiosas e não programadas em sua operação.

Você também considera esta parada programada uma excelente opção? Conte com o nosso time de especialistas para uma análise de sua linha e com a nossa equipe de vendas para providenciar as correias transportadoras ideais. Estamos prontos para te ajudar, entre em contato.

(Visited 136 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst