Panetones: como o uso de correias premium pode potencializar esta produção sazonal?

Alta performance, redução de desperdício, qualidade e durabilidade são algumas das vantagens que as correias VANDERHULST levam à sua linha de produção

Tempo médio de leitura:
3:30′ minutos

Ainda estamos longe do Natal, mas os fabricantes de panetone já estão se preparando para começar a sua produção sazonal. Um dos símbolos da data, o panetone é tão tradicional no Brasil que parece ter sido inventado aqui. Mas este pão dourado, recheado com frutas cristalizadas, vem sendo fabricado há mais de 500 anos, desde que foi criado em Milão, na Itália.

O panetone chegou ao Brasil junto com os imigrantes italianos, logo após a II Guerra Mundial. Carlo Bauducco, fundador da empresa homônima, começou a vender o produto no Brasil por volta de 1948.

Durante sua fabricação, a massa passa por um processo de fermentação natural que garante a sua consistência macia. A cada Natal o panetone se reinventa, indo além da receita tradicional, com versões suculentas como o chocotone, recheados com trufa de vários sabores e ainda cobertos com chocolate. Nos últimos anos, também foram introduzidos no mercado os panetones salgados.

Produção e consumo de panetone

Segundo a pesquisa Top of Mind realizada pela Folha de S. Paulo, a marca Bauducco é a mais citada entre os entrevistados, com um índice de 45%, seguida pela Cacau Show (5%), Nestlé (1%) e Visconti (1%).

Os produtos sazonais, geralmente dedicados a festas como Páscoa e Natal – categoria em que se encaixam os panetones, representam hoje 30% das vendas da Pandurata (dona da marca Bauducco), que fechou o ano de 2016 na casa de R$ 2 bilhões em faturamento. Até hoje, a Bauducco tem 40% do mercado de panetones industrializados no país (na conta, não entram os panetones fabricados por padarias e supermercados).

Principais problemas enfrentados na linha de produção de panetones

A massa do panetone é de consistência pegajosa e, por isso, exige o uso de esteiras específicas, para que não haja desperdício com os excessos que podem ficar aderidos à correia. Por conta deste contato direto da massa com a esteira, é necessário observar inúmeros parâmetros como: a durabilidade da correia, sua resistência, suas propriedades antimicrobiais e o seu desempenho no transporte de produtos pegajosos e in natura.

A produção de panetones é sazonal e, por isso, deve ser planejada para que não haja nenhuma intercorrência durante o período de produção. Uma máquina com parada não programada durante este processo significa perda de produção e, consequentemente, prejuízos. O uso de correias resistentes oferecem segurança e qualidade necessárias, impactando positivamente na redução dos custos.

Correias Transportadoras Premium VANDERHULST

Para acompanhar a evolução e o alto índice de exigência das indústrias alimentícias que produzem panetones, a VANDERHULST investe constantemente em pesquisa e desenvolvimento de correias industriais que se sobressaiam em tecnologia e qualidade, acompanhando a modernização do mercado.

Como resultado, chegamos a uma categoria de correias Premium, ideais para uso em transporte e processamento de massas cruas, com alta resistência a gordura e que suportam temperaturas desde -20°C até +80°C. Sua cobertura em poliuretano (PU), com acabamento especial, apresenta excelente performance para transporte e desprendimento de produtos pegajosos, como a massa do panetone. Estas correias têm permissão para ser utilizadas em contato com produtos e alimentos desembalados, conforme os requisitos do FDA nº 177.2600.

Correias transportadoras para Panetones - VANDERHULST

Nossas correias Premium possuem ainda outras características que oferecem vantagens e benefícios para a linha de produção de panetones:

Non Sticky (NS): acabamento superior especial que atende necessidades específicas de transporte e processamento. Ideal para trabalhar com produtos pegajosos, com excelente caraterística de desprendimento, reduzindo o desperdício de materiais e otimizando o processo de higienização.

Correia antimicrobial: cobertura resistente à maioria dos micróbios, também possui a característica funcional de reduzir incidência e proliferação dos mesmos. Específicas para o uso em processamento de produtos “in natura”;

Borda fechada: proteção das extremidades das correias contra a penetração de óleos, líquidos e outras substancias indesejadas, incluindo bactérias, eliminando a possibilidade de contaminação, aumentando exponencialmente a vida útil e a qualidade do processo. É possível equipar quase todas as correias VANDERHULST com bordas fechadas, oferecendo uma proteção adicional com esta combinação de características;

Frayless: termo em inglês que significa “menos desfio”. Ou seja, as lonas que constituem a correia tipo Frayless (non-fray) não desfiam como as lonas convencionais quando sofrem desgaste por contato, evitando a contaminação do produto transportado.

Quero mais detalhes

UPRO: correias exclusivas VANDERHULST

Antecipando as exigências de um cenário com índices cada vez maiores de excelência, a VANDERHULST criou uma linha exclusiva de correias transportadoras chamada UPRO®. São esteiras fabricadas por calandragem, o método mais avançado do mundo para esta finalidade. Neste processo, os materiais aplicados na correia (PU), que formam sua alma e cobertura, são extrusados e calandrados para sua fixação nas lonas, oferecendo:

  • Maior densidade do polímero, homogeneidade e menos contaminação
  • Superfícies mais lisas, facilitando a higienização
  • Maior resistência química
  • Estrutura mais estável, não levanta as bordas
  • Espessura precisa em toda a extensão da correia
  • Alta resistência à gordura e abrasividade

Como a VANDERHULST pode auxiliar no aumento da sua produtividade de panetones?

Hoje, além da qualidade e peculiaridades das correias Premium VANDERHULT, oferecemos ainda outros serviços que dão suporte ao aumento da produtividade nas linhas de produção de todos os segmentos industriais e, especificamente, das linhas de panetones. Entre os benefícios que a nossa parceria pode levar à sua linha industrial, destacam-se:

Otimização do processo: com correias transportadoras mais eficientes, com melhor poder de produção e higienização, além de características que reduzem drasticamente o desperdício, os processos produtivos ganham em rapidez, economia, resultados e qualidade final dos produtos;

Resistência e desempenho: o resultado de investimento em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos são correias com alta resistência e durabilidade. Nas linhas de produção de panetones, observamos em nossos clientes o uso destas correias Premium em mais de uma campanha, com o mesmo desempenho e qualidade;

Confiabilidade: a produção sazonal de panetones deve ser precisa, sem maiores intercorrências, já que o seu período de produção anual é relativamente curto e não pode ser prejudicado por paradas não programadas. Usar esteiras transportadoras com garantia de qualidade dão a segurança necessária e garantem os resultados esperados.

Assistência técnica e manutenção 24 horas: mesmo com todo o investimento necessário, sabemos que incidentes acontecem. Por isso, a sua empresa pode contar com o nosso apoio e assistência técnica, manutenção, instalação e reparos in company, 24 horas por dia, 7 dias na semana.

(Visited 17 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst