Por que não é caro pagar por uma assistência técnica emergencial?

Ninguém compra um produto para sua linha de produção esperando que o mesmo quebre e precise de reparos. Contudo, por maior que seja sua qualidade, eventualmente, qualquer peça ou equipamento pode precisar de serviços de manutenção.

É aí que surge a dúvida: vale a pena pagar a mais por uma assistência técnica emergencial?

A verdade é que uma linha de produção indisponível pode sair caro para empresa e, para te mostrar isso, abaixo mostramos o quanto custa ter sua linha parada e como a assistência técnica emergencial acaba sendo um ótimo investimento. Acompanhe!

Quanto custa uma linha de produção parada?

Nenhuma linha de produção funciona 24x7x365. Mesmo que seja para troca de turno ou manutenção das máquinas, as paradas sempre acontecem. Contudo, quando são programadas, é possível calcular a capacidade de produção e se programar de acordo com elas.

Mas e quando acontece uma parada emergencial devido a falhas inesperadas? Ou, ainda pior, e se a produção estiver com cronograma apertado para atender um grande pedido? Só com isso dá para imaginar as perdas, porém, é preciso saber, realmente, quantificá-las.

Pode ser um pouco difícil calcular quanto cada minuto de linha parada custa à empresa, até porque a fórmula exata vai depender das especificidades da sua indústria. Contudo, é possível chegar perto respondendo às seguintes perguntas:

  • Quantos produtos deixaram de ser produzidos?
  • Qual o custo do inventário parado para a empresa?
  • Qual custo de hora de trabalho dos seus empregados?
  • Qual o custo de perder determinado cliente, caso você não entregue no prazo?

Por que investir na manutenção preditiva?

A manutenção preditiva, assim como a preventiva, é feita antes da peça ou equipamento apresentar falhas. Também conhecida como manutenção baseada em condições, por meio da preditiva realiza-se análises técnicas na máquina para identificar possíveis falhas e corrigi-las antes que causem uma parada na linha de produção.

É como quando fazemos um exame de sangue que indica potenciais problemas no nosso organismo para que possamos tratar. A manutenção preditiva economiza tempo e recursos ao reduzir paradas inesperadas e tempo de indisponibilidade.

Alguns exemplos de manutenção preditiva incluem a análise de óleo (que verifica os fluidos dos equipamentos em busca e impurezas que possam indicar potenciais falhas), de trincas (que busca trincas e rachaduras nas máquinas, invisíveis ao olho humano) e a ultrassonografia (para identificar trepidações excessivas que podem indicar peças fora de lugar e outros problemas).

E a assistência técnica emergencial, vale a pena?

A assistência técnica emergencial é aquela contratada para solucionar problemas in loco, ou seja, na própria linha, quando algum item apresenta falhas inesperadas. Isso porque, mesmo com um programa de manutenção preditiva eficiente, estamos sujeitos a falhas inesperadas dos equipamentos, e ter a solução pronta para reduzir os danos é fundamental.

Por exemplo, as correias transportadoras podem exigir manutenções de tempos em tempos que, quando não realizadas, acabam levando à parada do equipamento. Nesse caso, os prejuízos podem ser grandes, uma vez que as correias são o coração de uma linha de produção: sem elas, o processo não funciona. Por isso, contar com uma assistência que mitigue o problema o quanto antes é fundamental.

Ao contratar a assistência técnica emergencial, é possível reduzir o tempo de parada,  já que você terá 24 horas por dia, 7 dias por semana. Isso é especialmente importante para indústrias que trabalham em um ritmo de produção acelerado. Você não precisa enviar suas peças ou correias para um especialista: este vai até sua linha para resolver o problema, assim que ele for detectado.

O investimento na assistência técnica emergencial acaba compensando os custos ao evitar as perdas que ter a linha parada acarreta. Porém, mesmo contando com esse serviço, é importante estar atento às suas correias transportadoras para possíveis problemas, realizando programas de manutenção eficazes e regulares.

Para te ajudar, faça o download gratuito do nosso check-list para identificar se está na hora de trocar sua correia transportadora e evite futuros problemas. Se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários e até a próxima. 

Assine nossa newsletter
(Visited 20 times, 1 visits today)