Por que optar pelas correias transportadoras em PU?

Quais os diferenciais das correias em PU? Conheça suas características e indicações e entenda porque esta pode ser a sua melhor opção!

As correias transportadoras disponíveis no mercado brasileiro apresentam especificações e constituições diversas. Cada fornecedor ou fabricante possui, em seus portfólios, correias transportadoras em diversos materiais, espessuras, tipos de cobertura e revestimento diferenciados, que serão indicadas de acordo com os processos onde serão utilizadas.

Dentro da gama de produtos VANDERHULST, as correias transportadoras podem ser constituídas em PVC ou PU. No momento da decisão de compra, a indicação de um especialista é fundamental. Mas, para que esta aquisição seja feita de uma forma segura e transparente, conhecer quais são as especificações de cada uma delas faz toda a diferença.

Segurança sanitária e alta performance

Com o objetivo de acompanhar ou se antecipar às necessidades do setor industrial, os fabricantes de correias transportadoras investem em tecnologia, pesquisa e inovação para criar novos produtos. As correias em poliuretano, ou simplesmente PU, estão nesta categoria de produtos diferenciados, indicadas para aplicações que exigem alta performance.

As características gerais das correias em PU incluem alta resistência ao desgaste, abrasão e a óleos e gorduras vegetais, animais e minerais. Por isso, são altamente indicadas à indústria alimentícia, por sua adaptabilidade a mudanças de temperatura, resistência a abrasão e facilidade de higienização – o que contribui para a segurança sanitária e a contaminação zero.

Suas correias duram o tempo esperado?

Resistência

As correias em PU podem ser constituídas por uma ou duas lonas. A quantidade de lonas está diretamente relacionada com a largura, comprimento e peso do material que será transportado pela correia.

Constituição e indicação de aplicações

Dependendo das aplicações onde serão utilizadas, as correias em PU podem receber uma impregnação extra, potencializando a sua performance.

Este tipo de correia é indicado para o uso em processos mais complexos, que exigem alta resistência a óleos, gordura animal e vegetal e também resistência a abrasividade. Na indústria alimentícia, são aplicadas em transporte e processos da indústria de chocolate, massas, biscoitos e doces. Por sua alta resistência a abrasividade, também são recomendadas nas indústrias da construção civil.

As estamparias apresentam processos bastante específicos, com o uso abundante de água e solventes. As correias em PU são altamente resistentes, apresentando ainda uma superfície homogênea, com emendas sem ressaltos, sendo as preferidas deste segmento industrial.

Outra característica desta composição de correias é a possibilidade de trabalhar com roletes em baixos diâmetros e transferência sobre faca de até 4mm de diâmetro. Além disso, sua higienização suporta o uso de raspadores e escovas.

UPRO 2/15 WM

Grandes resultados

Algumas indústrias, clientes da VANDERHULST, substituíram suas correias em PVC por correias em PU, nos processos onde era possível esta transição. Como as correias em PU apresentam maior resistência e durabilidade, resultam em economia e alta performance. Em algumas estamparias, pudemos observar o aumento da vida útil das correias em até seis vezes.

Na indústria alimentícia, temos um dos nossos cases de maior sucesso: ampliamos a durabilidade de uma correia de 30 dias para 360 dias. Era um processo crítico, com muitas paradas de máquina para substituição de correias, na linha de transporte de macarrão instantâneo pré-cozido de uma das maiores fabricantes deste segmento.

O processo apresentava grande incidência de óleo, com necessidade de resistência a temperaturas de até 80ºC. Com a substituição da correia em PVC pela correia em PU, o aumento da vida útil foi exponencialmente prolongado, resultando em maior produtividade para a linha e economia com peças de substituição, além da redução das paradas de máquina para troca e manutenção.

(Visited 28 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst