Por que optar por correias de alta performance nos projetos de equipamentos industriais?

Para entregar equipamentos confiáveis, seguros e de alta performance, é preciso escolher correias transportadoras com estas mesmas características

A Indústria 4.0 já é uma realidade. Para se manter neste cenário, altamente competitivo e globalizado, cada vez mais as indústrias exigem equipamentos de eficiência indiscutível. Com o objetivo de atender esta demanda, os fabricantes de equipamentos investem em pesquisas e inovação tecnológica, desenvolvendo máquinas que sejam ao mesmo tempo produtivas e tenham preços competitivos.

Outros fatores são decisivos nas transações entre os fabricantes e as indústrias que utilizam seus equipamentos, como a disponibilidade de entrega e a vida útil dos componentes aplicados nas máquinas.

Vale lembrar que o cliente final tem uma percepção total do equipamento. Mas, ao usar componentes de qualidade garantida – incluindo aqui as correias transportadoras – o fabricante agrega valor ao equipamento, ampliando a confiabilidade do maquinário e evitando transtornos como uma máquina parada ou até mesmo danificada.

Desenvolvimento de produtos e projetos conjuntos

Parcerias sólidas entre os fabricantes e seus fornecedores são fundamentais no processo de desenvolvimento de novos produtos. No caso de fornecedores de componentes específicos e mais sofisticados, como as correias transportadoras, trabalhar em parceria gera troca de experiência e conhecimentos, possibilitando o desenvolvimento de novos produtos e também projetos de melhoria. 

A presença dos fornecedores junto à equipe de desenvolvimento de produtos é uma forma de aumentar de produtividade e diminuir os tempos de entrega dos projetos, além da possível redução de atrasos e incorporação de tecnologias. 

De fato, os fornecedores representam uma grande influência e até mesmo um impacto direto nos custos, na qualidade, na tecnologia e na velocidade das empresas-cliente. A integração efetiva dos fornecedores na cadeia de suprimentos dos clientes pode ser considerada um fator necessário ou até decisivo no ambiente competitivo.

Sair à frente dos concorrentes significa fazer melhor, considerando os seguintes aspectos:

  • Oferecer equipamentos eficientes, com qualidade destacada;
  • Entregas com agilidade, tanto nos equipamentos à pronta entrega quanto naqueles desenvolvidos sob demanda;
  • Pontualidade e confiabilidade;
  • Preços competitivos;

Vantagens do fornecedor como parceiro

No dia-a-dia da indústria, parceiros e fornecedores desempenham um papel fundamental para o desenvolvimento do negócio, trabalhando junto e sendo determinantes para o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Mas como diferenciar um fornecedor de um parceiro? Um dos critérios é perceber que, em geral, fornecedores estão focados no curto prazo, enquanto os parceiros comerciais visualizam as transações em médio e longo prazo. Muitas vezes, o fornecedor trabalha com as transações imediatas, enxergando a venda como o fim, e não o meio, de perpetuar o relacionamento.

Parcerias sólidas auxiliam na expansão e na sobrevivência da empresa no mercado, ajudando na redução de custos e na soma de esforços.

Reparo de equipamentos e assistência técnica

Quando um fabricante entrega seu equipamento ao cliente, precisa ter a certeza do suporte efetivo de seus fornecedores parceiros, para possíveis necessidades de reparo ou assistência técnica. 

Imagine um dano causado na correia transportadora, em decorrência do uso inadequado do equipamento por parte do cliente, que ocasiona uma parada de linha não programada? Neste caso, o fornecedor de correias deve ter um serviço ágil, com peças para reposição a pronta entrega e, de preferência, com uma equipe treinada para realizar a assistência técnica no local. Por isso uma parceria com empresas sólidas é fundamental.

Em paralelo, muitos fabricantes de equipamentos realizam reparos e atualizações em máquinas antigas e usadas. Neste momento, também é importante contar com fornecedores parceiros, que podem ir até a fábrica e realizar a instalação de componentes na própria fábrica, além de dar o suporte necessário para a indicação das peças mais adequadas.

Contratos de parceria: mais segurança e agilidade

Quando essa parceria no fornecimento é contínua, traz vantagens para ambos os lados. Para fortalecer este vínculo, uma das melhores opções é formalizá-lo através de contratos com prazos determinados, para assegurar as condições tanto aos fabricantes de equipamentos quanto para os fornecedores.

A VANDERHULST mantém uma parceria constante com fabricantes de equipamentos industriais para linhas de produção automatizadas e costuma implantar contratos de fornecimento que contemplam todas as vantagens abaixo:

  • Garantia de estoque / Estoque remoto: com a programação de pedidos, é possível manter a quantidade necessária das peças que serão utilizadas no estoque do fornecedor, agilizando a entrega e facilitando a logística de armazenamento;
  • Pedidos programados: com os pedidos programados com antecedência, é possível manter uma previsão de custos e garantir a entrega dos componentes dentro dos prazos estabelecidos;
  • Negociação de valores, preços competitivos: de acordo com o volume de compras previstas, o comprador tem mais força de argumento para negociar preços e prazos, que impactam diretamente na lucratividade do produto final;
  • Prazos de entrega garantidos: mais uma vantagem da programação de pedidos;
  • Assistência Técnica prioritária: dentro da escala de prioridades, o atendimento dos clientes por parte da assistência técnica do fornecedor dá preferência aos clientes com contratos formalizados;
  • Atendimento preferencial e personalizado: para novas negociações fora do acordo, prazos e atendimentos emergenciais, as empresas com contratos levam vantagem e se mantém como prioridade.
  • Desenvolvimento de projetos: nossa equipe de desenvolvimento de projetos está à disposição para trabalhar em conjunto, criando inovações e soluções, com preços ajustados a cada demanda;
  • Treinamentos: capacitação das equipes de engenharia e manutenção; no caso dos fabricantes, os treinamentos são estendidos à equipe comercial, para subsidiar argumentos e gatilhos de vendas.

Case de sucesso: Casale

Um dos cases de sucesso da VANDERHULST, voltado a este segmento, foram alguns desenvolvimentos junto à Casale, fabricante de equipamentos agrícolas do interior de São Paulo, que abastece tanto o mercado nacional quanto o internacional, através de exportações para América Latina e África do Sul.

Na ocasião, a Casale enfrentava um problema com as correias aplicadas em seus equipamentos, com uma taxa de 15% de retorno por conta de acessórios que se desprendiam e também por conta do rompimento de emendas.

Nossa equipe visitou a indústria por algumas vezes e analisou os casos de retorno, trabalhando no desenvolvimento de emendas customizadas, assim como implantando a aplicação das taliscas através de um processo em alta frequência. Além da economia gerada, as inovações resultaram em redução no tempo de atendimento aos clientes e no aumento da satisfação com o produto. A taxa de retorno por conta das correias caiu de 15% para 0,2%.

Assine nossa newsletter
(Visited 27 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst