Quais vantagens a manutenção preditiva pode trazer à sua linha de produção?

Você sabe o que é manutenção preditiva? Sabe quais são as vantagens que este tipo de manutenção pode trazer em sua linha de produção? Não? Não se preocupe!

Neste artigo você tirará todas as suas dúvidas referentes à este serviço e ao fim, você estará apto a fazer a melhor escolha para intensificar os resultados da sua indústria.

O que é manutenção preditiva?

A manutenção preditiva é um conjunto de técnicas que se baseia em dados e informações e no uso de instrumentos e ferramentas específicos para prever potenciais falhas, antes ou durante a inspeção de irregularidades nos equipamentos. Com ela, é possível antecipar falhas e reduzir custos de manutenções não planejadas em sua operação.

O principal objetivo deste tipo de manutenção é melhorar os resultados e a produtividade de uma operação. Para isso, é feito um monitoramento periódico das máquinas, no intuito de gerar informações para que o operador tenha maior conhecimento sobre o seu funcionamento.

A partir dessas informações, a indústria consegue operar de forma precisa, gerando melhores resultados em todo o seu processo. Portanto, por meio de medições e interpretações das informações, é possível saber se um determinado equipamento ou máquina está funcionando como deveria e se já é hora de realizar alguma troca ou manutenção de rotina.

Quais são as vantagens da manutenção preditiva?

Como vimos, a manutenção preditiva possui diversos benefícios para as indústrias.Além disso, ela é fundamental para que a operação obtenha resultados mais satisfatórios.

Mas, quais são as reais vantagens que essa manutenção proporciona em minha operação? Vamos entender agora!

  • Redução de custos

Como falamos acima, ao utilizar essa técnica em sua operação você previne o funcionamento ineficaz das máquinas, além de possíveis custos por mau funcionamento.

Sabemos que a redução dos custos em manutenção industrial é um dos fatores mais importantes. Por isso, vale a pena conferir este artigo sobre otimização dos custos com manutenção industrial.

  • Prolongamento de vida útil

Além da redução de custos, esse serviço possibilita a tomada de ação no tempo certo. Assim, há um menor desgaste dos equipamentos e, também, uma diminuição das perdas de componentes importantes, que podem ser provenientes de falhas não detectadas de forma prévia.

  • Produtividade

A produtividade é um dos principais resultados que esta manutenção traz para a sua empresa. As inspeções periódicas dos equipamentos fazem com que eles estejam sempre prontos para serem usados em sua capacidade de rendimento total.

  • Confiabilidade dos equipamentos

O monitoramento periódico garante que as máquinas estejam aptas e em boas condições para o serviço. Assim, aumenta-se a confiança nos equipamentos e diminui os riscos de uma parada não programada para manutenção.

Diferença entre os modelos de manutenção

Existem diferentes tipos de manutenção. Mas você consegue diferenciar a manutenção preditiva da preventiva ou da corretiva? Vamos tentar te ajudar:

  • Manutenção preventiva: é realizada de forma a reduzir ou evitar falha ou quebra no desempenho, obedecendo a um plano previamente elaborado, baseado em intervalos definidos de tempo. Para entender um pouco mais sobre esse tipo de manutenção, veja o seguinte artigo: “Manutenção Preventiva: Entenda como essa manutenção pode melhorar os seus resultados industriais!
  • Manutenção preditiva: é um método onde a vida útil de peças e componentes é prevista com base em inspeção ou diagnóstico, com o objetivo de utilizá-los somente até o limite de sua vida útil.
  • Manutenção corretiva: como o próprio nome diz, ela serve para corrigir uma falha ou realizar reparos não programados.

As paradas programadas para manutenção, seja preventiva ou preditiva, devem ser consideradas um investimento importante, já que planejar a substituição de componentes como correias transportadoras, por exemplo, possibilita uma negociação mais confortável de valores e prazos de pagamento.

No caso da manutenção corretiva, quando uma linha de produção para repentinamente geralmente ocasiona gastos maiores, além dos contratempos causados pela demora para a chegada de novas peças.

Monitoramento de ativos

O monitoramento de ativos é um serviço que surge com as indústrias 4.0. Ele, diferentemente das manutenções (corretivas, preventivas e preditivas), monitora toda a sua operação a partir da tecnologia wi-fi, que é implantada na máquina acionada, em seus redutores e motores industriais. Assim, é possível comunicar e analisar de forma remota e contínua todas as informações dos seus equipamentos.

Possui dúvidas à respeito de motoredutores e redutores, veja mais em nosso artigo: “Redutor ou motoredutor? Qual devo utilizar em minha indústria?”.

A partir disso, sua empresa garante uma maior eficiência produtiva das máquinas e, consequentemente, melhores resultados.

Outros benefícios deste serviço, são:

  1. Reduz custos de produção e manutenção;
  2. Aumenta e maximiza a sua produção industrial;
  3. Entrega produtos ou serviços com maior qualidade para seu cliente;
  4. Reduz falhas que ocorrem no processo;

Para maiores informações sobre o serviço de monitoramento de ativos, acesse: Monitoramento de ativos: o que é? Como posso melhorar os meus resultados industriais com esse serviço?”.

Conclusão

Neste artigo nós vimos o que é a manutenção preventiva, quais são os seus benefícios e a diferença entre os diferentes tipos de manutenção.

Além disso, entendemos um pouco mais sobre o monitoramento de ativos e como ele pode ser importante para que sua indústria ou empresa atinja resultados satisfatórios.

Lembre-se! É muito mais barato monitorar ou fazer manutenções periódicas e preditivas em seus equipamentos do que fazer manutenções de reparos e correr riscos de inatividade do maquinário produtivo.

Este artigo foi produzido em uma parceria entre VANDERHULST e  Acoplast Brasil. No blog das duas empresas tem muitos outros materiais interessantes, confira!

(Visited 5 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst