Valor x preço: o que avaliar ao comprar correias transportadoras?

Há muito mais do que o custo de compra para ser avaliado na hora de escolher suas correias transportadoras. Veja como avaliar a relação de valor x preço!

Uma das citações mais famosas de Warren Buffett, um dos investidores mais famosos do mundo, diz que “o preço é o que você paga; o valor é o que você recebe”.

É uma ideia que orienta em grande parte suas decisões de investimento, usada por ele para alcançar um nível de sucesso inigualável. Mas o que exatamente significa essa citação e o que ela tem a ver com as decisões de compra na indústria, especialmente de correias transportadoras?

As correias evoluíram ao longo do tempo para se tornarem mais do que apenas um meio de mover um produto de um ponto a outro. Por isso, mais do que o preço, é importante considerar o valor na hora de escolher o seu fornecedor.

Para te ajudar a fazer essa distinção entre valor e preço, abaixo explicamos o que você precisa considerar na hora de comprar correias transportadoras para sua indústria!

Qual a diferença entre valor e preço?

Warren Buffet conseguiu resumir em poucas palavras essa diferença. Mas o que valor e preço significam, na prática, na hora de fazer a compra de qualquer produto?

Seja ao comprar as correias transportadoras para a linha de produção da sua empresa até a escolha do seu smartphone pessoal, estamos sempre fazendo o balanço entre valor e preço na hora de fechar uma transação.

Basicamente, como definiu Buffet, o preço está ligado ao dinheiro, à quantia que você investe em um item; já o valor está ligado ao benefício que você terá ao comprá-lo.

Algumas marcas têm preço, enquanto outras têm valor. Para exemplificar, vamos pensar no smartphones, como já mencionamos. Por que você pensa que os smartphones da Apple, os tão conhecidos iPhones, possuem um preço superior a aparelhos da mesma categoria?

A verdade é que a marca Apple vende muito mais do que um celular; ela vende todos os benefícios agregados de ter um produto dessa marca. Tudo isso está embutido no preço – mas não traz a sensação de que é um item “caro”. É um item de valor.

Como isso se aplica na indústria?

A relação entre valor e preço se aplica da mesma forma na indústria. Fornecedores que se preocupam em conhecer a fundo as necessidade de seus clientes e adicionar valor ao produto que oferecem refletirão isso no preço de venda. Mas isso não quer dizer, necessariamente, que sua empresa estará gastando mais.

Por que as pessoas pagam mais por determinadas marcas? Porque percebem claramente um benefício exclusivo – uma recompensa que pode ser tangível, calculada.

Isso pode significar muitas coisas, desde conveniência até rendimento, qualidade superior, customização; ou uma recompensa emocional (intangível) como pertencimento, realização pessoal, marca e design.

Da mesma forma, sua empresa ao escolher um fornecedor deve considerar os valores que estão agregados ao preço do produto ou serviço.

E quanto às correias transportadoras?

Já falamos aqui que as correias transportadoras são como o coração da linha de produção. Elas que permitem que a linha flua de um ponto a outro, acelerando os projetos e reduzindo gargalos.

Sendo uma peça tão fundamental, como então avaliar a relação entre preço e valor na hora de comprar suas correias? Abaixo, damos algumas dicas dos benefícios que você pode — e deve — exigir na hora de escolher seu fornecedor:

1. Material de fabricação

A correia transportadora é o único componente em contato com a polia de acionamento e o produto. Por isso, o material do qual ela é fabricada é um ponto importante a ser considerado na escolha.

Atualmente, existem dois tipos mais comuns de materiais usados na fabricação de correias, PVC (policloreto de vinila) ou PU (poliuretano).

As correias transportadoras em PVC  podem ser usadas em aplicações básicas de processamento e transporte.  Já o PU pode ser extremamente útil em aplicações que exigem alto desempenho, pois fornece propriedades essenciais que outros tipos de polímeros similares não oferecem.

Leia mais: Correias em PVC ou PU: você sabe a diferença?

As características gerais incluem alta resistência ao desgaste, abrasão e a óleos e gorduras vegetais, animais e minerais. Esses fatores-chave tornam as correias transportadoras PU ideais para uso na indústria de alimentos, com aplicações altamente exigentes já que ele contribui para a contaminação zero.

2. Atendimento emergencial

Não é preciso discutir mais a importância das correias transportadoras para sua linha. Porém, mesmo sabendo disso, ainda vemos a manutenção ser um aspecto muito negligenciado.

Como as correias transportadoras são sistemas com muitas peças mecânicas, a manutenção é uma preocupação fundamental. Quando seu transportador está inoperante, ele diminui o trabalho em suas instalações e, por consequência, diminui o valor de seu investimento.

A assistência técnica emergencial é aquela contratada para solucionar problemas in loco, ou seja, na própria linha, quando seu sistema de correias apresentar falhas inesperadas.

Ela é importante porque, mesmo com um programa de manutenção preventiva eficiente, estamos sujeitos a falhas inesperadas dos equipamentos, e ter a solução pronta para reduzir os danos é fundamental.

3. Mapeamento de linhas

Além da assistência emergencial, o mapeamento de linhas também é um grande diferencial. Esse serviço realiza um levantamento completo das correias utilizadas por sua empresa, incluindo todas as as especificações como medidas de comprimento e largura, tipo de correia e cobertura, entre outros.

É criado um verdadeiro mapa do sistema de correias da organização com identificação de todos equipamentos da linha de produção através de tags e outros controles internos.

O objetivo é agilizar possíveis reparos e garantir a eficiência da sua operação. Para isso, além de fazer o levantamento, o fornecedor que oferece o mapeamento ainda mantém um controle completo com as datas de atendimento, trocas, reparos e substituições.

4. Treinamento do seu pessoal

Por último, você também vai querer um fornecedor que se preocupe com o treinamento da sua equipe para operar e manter o sistema com máxima eficiência. Além disso, é importante que eles tenham um sistema de comunicação com você eficiente e disponível.

Um fornecedor bom e confiável de sistemas transportadores será capaz e estará disposto a ajudar sua empresa a crescer. Por isso, na hora de escolher suas carreiras transportadoras, há muito mais do que o preço para ser avaliado.

E você, está satisfeito com seu sistema? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco e veja como a VANDERHULST pode te ajudar!

(Visited 11 times, 1 visits today)
Whatsapp - Vanderhulst